top of page

Psicóloga Débora Duarte

Psicanálise Lacaniana

CRP | 04/52974

Saber fazer algo com aquilo que nos incomoda e causa sofrimento, essa é uma das possibilidades que se tem em uma análise.

80048edc-95ae-45ab-8885-588d1c8734e0.jfif

Sobre mim

   Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, com Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise.

   Experiência em atendimentos clínicos para adolescentes, adultos e idosos; supervisão particular de casos clínicos; preceptora de estágio em Psicanálise no curso de Psicologia no Centro Universitário do Triângulo (Unitri - Uberlândia), tendo como referencial teórico a Psicanálise Lacaniana.

 Ofereço atendimentos de forma presencial e online para adolescentes, adultos e idosos. 

   Uma escuta cuidadosa, acolhedora, respeitosa e livre de julgamento e juízo de valor fazem parte do meu trabalho. Que ao longo do processo seja possível escutar a si mesmo e o seu próprio desejo e descobrirmos o que fazer com aquilo que manca e causa sofrimento.

     Podemos estar juntos nessa caminhada!

botao-whatsapp-no-seu-site-mercadobinario.webp
7529e2fe-b053-4b1d-83a7-cc13aaa512a2_edited.jpg

Porque Psicanálise? 

Sabe aquela sensação de que parece que têm coisas na nossa vida que vão sempre se repetindo, não importa o que se faça? 

Ou que por mais que sabemos conscientemente sobre coisas que seriam importantes de serem feitas e que poderiam nos fazer bem, acabamos não conseguindo fazer ou fazemos até o oposto disso? 

Aquela lembrança que persiste. Um passado que por vezes é muito presente. Aquele sintoma e sofrimento que insiste e não se sabe o porque.

As nossas angústias, sentimentos, pensamentos e relações que muitas vezes estão no campo do não entendido. Isso que por enquanto não é possível de saber e entender.  
Esse é o campo da Psicanálise!

 

   A Psicanálise enquanto ciência, método e técnica de escuta e trabalho do psiquismo, nos coloca diante de algo fundamental que nos atravessa ao longo de toda a vida, sem muitas vezes nos darmos conta de sua existência e do efeito que tem sobre nós, sobre nossas escolhas, sobre como nos sentimos e nos relacionamos com os outros, que é o inconsciente. 

   Ao longo de toda a nossa história e constituição enquanto sujeitos, somos atravessados por fatos, palavras, expectativas, pela imagem que o outro tem de nós e por aquilo que este outro espera e diz sobre isso. 
   Isso não vem sem consequências e marcas, porém nem sempre nos damos conta do peso que tem sobre nós, inclusive sobre quem vamos nos tornar, como vamos viver e reagir às situações, o que vamos nos autorizar ou não a desejar, a ser e a dizer, e também sobre nosso sofrimento e angústia que vão se apresentando de uma maneira um tanto particular para cada um. Eis o porquê muitas vezes aquilo que funciona para uma pessoa (as técnicas, as saídas, as receitas) não funciona para outras.  
   A aposta de uma análise é de  começarmos a saber um pouco mais sobre isso que nos atravessa na vida, sobre o que está em jogo em nosso sofrimento e que acaba nos impedindo, de uma forma ou de outra, de fazer algumas coisas, encerrar outras e bem dizer nosso próprio desejo.

  Que seja possível descobrir o que cada um pode fazer com aquilo que lhe marca, manca, atravessa e faz sofrer. Esse é o convite de uma análise. 
 

botao-whatsapp-no-seu-site-mercadobinario.webp

Serviços

Rua Péricles Vieira da Mota - 1385 | Santa Mônica
Uberlândia - Minas Gerais 

Brasil e Exterior

Presencial em Uberlândia 
Online Brasil e Exterior

LOGO SITE_edited_edited.jpg

 

No meio do caminho tinha uma pedra 

tinha uma pedra no meio do caminho 

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra 

 

Nunca me esquecerei desse acontecimento 

na vida de minhas retinas tão fatigadas

Nunca me esquecerei que no meio do caminho 

tinha uma pedra 

tinha uma pedra no meio do caminho 

no meio do caminho tinha uma pedra.

"

                                                   
                                                 
Carlos Drummond de Andrade

                     

O que a gente faz com essas pedras que há no meio do caminho? 

Psicóloga Débora Duarte

bottom of page